Coisas boas e belas que os Puntos de Cultura seguem haciendo por nuestra América!





MUCHA GENTE PEQUEÑA
EN LUGARES PEQUEÑOS
HACIENDO COSAS PEQUEÑAS,
PUEDE CAMBIAR EL
MUNDO.
EDUARDO GALEANO.
 — com Artycultura Hasta la SepulturaPerfil Bajo MúsicaFacu OviedoLaura Colodro e Marcelo Gomez.

PASSA E FICA

Tudo começou em 1929 quando seu Daniel Laureano construiu sua casa e montou uma bodega (coisas do interior) na beira da estrada que liga Nova Cruz a Serra de São Bento. Foi nas imediações desta bodega que se deu a formação de PASSA E FICA, apelido da bodega de seu Daniel designado segundo os mais sábios da cidade por Antônio Lulu, a figura mais folclórica que a cidade já teve.

ESSE É O BRASIL REAL!


“Se as gravadoras não levam meu trabalho para as rádios, se ele não toca em nenhum lugar, para que eu faço música? Não tive e nem vou ter nenhum retorno financeiro com minha obra, mas meu prazer, minha alegria, continua sendo tocar. Por isso, as minhas músicas eu quero mais é que sejam pirateadas. Quero mais é que as pessoas toquem, ouçam, a conheçam. E pra mim, quem reclama da pirataria é quem faz música apenas para vender. Meu valor não são as notas de dinheiro. São as notas musicais” (Hermeto Pascoal)

GAROTO DE 19 ANOS DESENVOLVE MECANISMO PARA LIMPAR PLÁSTICO DOS OCEANOS EM 5 ANOS


O estudante holandês de engenharia Boyan Slat desenvolvou uma máquina que pode ser capaz de remover mais de os mais 7 milhões de toneladas de plásticos dos oceanos.

A estrutura desenvolvida por Boyan, chamada de Ocean Cleanup Array, funcionaria como um gigantesco filtro, posicionado estrategicamente nos pontos de maior acúmulo de lixo, tem ângulos que fariam os plásticos boiarem diretamente pra dentro dela. Ali, o lixo seria separado dos plânctons e guardado para reciclagem.

De acordo com o site do jovem, levaria cinco anos para que o Ocean Cleanup Array limpasse os oceanos do lixo plástico, o que salvaria a vida de milhares de animais marinhos anualmente e diminuiria os níveis de poluição que acabam chegando ao nosso prato, no topo da cadeia. Ele acredita que o trabalho também pode aumentar a conscientização sobre o problema do lixo plástico nos oceanos e sobre a necessidade de reduzirmos o uso de embalagens plásticas.
O jovem promissor ganhou seu primeiro prêmio aos 14 anos, o de ‘Melhor Ideia do Sul da Holanda’, e entrou para o livro dos recordes na ocasião.
Vídeo Demonstrativo:
http://youtu.be/ROW9F-c0kIQ
Site Oficial:
http://www.boyanslat.com/