Os Correios

A 08 de junho de 1869, ocorreu a criação da Agência dos Correios em Nova Cruz que até 1935 ocupava um prédio localizado na R. Dr. Pedro Velho (posteriormente o extinto Cine Edem). Daí então, como não tinha sede própria, os Correios ocuparam prédios na Rua Getúlio Vargas, Rua 15 de Novembro e após a enchente de 1964, mudaram-se para a Pça. Barão do Rio Branco onde, finalmente , foi construido,dez anos depois, sua sede própria (sobre os alicerces do Grupo Escolar Alberto Maranhão) inaugurada em 1974. Os Correios, trabalhavam em parceria com a Estação Ferroviária, ambos marcando o desenvolvimento da cidade. A carta era o meio de comunicação à distância mais usado, e em casos de urgência, havia o telegrama que era enviado via código morse através de fios e postes plantados de cidade a cidade onde havia correios. Como a cidade não contava com o serviço de energia elétrica, o morse funcionava com uma bateria à base de produtos quimicos altamente corrosivos (um deles era o ácido muriático)em grandes tubos de vidro e com placas de cobre mergulhadas na solução. Então o telegrama viajava de agência em agência até seu destino. Os correios contavam também com um serviço telefônico restrito à própria agência, ou seja, funcionava entre as agências mas que em casos catastróficos tipo incêndios, enchentes, acidentes fatais, ou outro assunto de extrema importância e de caráter urgentissimo, poderia ser usado para enviar essas noticias da cidade. A clientela contava também com um serviço de envio e recebimento de produtos (encomendas) e da compra e venda através de catálogos . Os Correios também funcionavam com a entrega de valores ( o dinheiro vinha em envelopes de papel transparente para que se vissem as cédulas e comparasse com o valor estipulado no envelope) que juntamente com cartas e toda a sorte de correspondência no papel e em pacotes, viajavam no trem num vagão especial - o vagão dos Correios. Assim, escoltado por apenas um funcionário que fazia o tráfego da correspondência de uma cidade até a cidade mais próxima, seguiam as malas (na verdade eram sacos amarrados com um anel de metal, um lacre de chumbo e um cadeado ) levando e trazendo noticias, presentes, produtos outros, e dinheiro ,na mais absoluta segurança para a época. Até 1974, os Correios eram uma empresa pública que como parte do Ministério das Comunicações denominava-se DCT-Departamento de Correios e Telégrafos. Em 1975, os Correios passaram então a empresa de economia mista: ECT -Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos . Hoje, com o advendo da Internet ,o computador substituiu o aparelho de morse; o e-mail, o telegrama e o banco,os envelopes transparentes guardados em pesados cofres de ferro na própria agência.
Fonte e Acervo: Ilvaíta Mª Costa

A presença de imigrantes italianos em Nova Cruz

Em 1888 ,chega à Nova Cruz os imigrantes italianos. Eram eles: Miguel Orrico e Amélia, José de Vita (conhecido como "Seu Pepino") e Rosina. Estabeleceram-se na cidade onde construíram, na rua 15 de Novembro, belos casarões. Tiveram filhos- Braz, Santos, Amélia(Lela) Itália (Bibi), Rosa e adotaram um garoto cujo nome é José Mussolini- comercializavam arte sacra, construíam e alugavam, compravam e vendiam gado. participavam dos eventos da cidade, principalmente os de caráter religioso, onde "seu" Pepino que era tenor, cantava belos hinos nas cerimônias da Igraja Matriz. Compraram a fazenda Pai Domingo onde passaram seus últimos dias e lá estão sepultados. Para quem os conheceu ou a seus filhos, os Orrico são em Nova Cruz,a referência da presença italiana no Brasil pós-abolição dos escravos.Hoje seus descendentes se encontram em Nova Cruz e Santo Antônio. A única descendente direta ,a filha Itália, divide sua presença ora com as filhas Amélia, Rosa e Conceição em Santo Antônio, ora com o filho,Braz, em Nova Cruz.
Fontes: Itália Orrico e José Fernandes
Acervo: Itália Orrico e Ilvaíta Mª Costa





O SILO


Construido por volta de 1922, Foi o primeiro silo do Rio Grande do Norte.Os recursos para edificá-lo, foram oriundos de um acordo entre o Departamento de Agricultura e Obras Públicas do Estado e o Sr. Aristides Carneiro de Morais.Era um depósito para estocagem e armazenamento dos grãos produzidos pelos agricultores do municipio que não tinham como guardar suas safras de milho, feijão e farinha. Eles traziam esses produtos para comercializar na feira e guardavam o excedente no "silo comunitário". A partir de 1924, o local ( hoje Pça Marco Zero) ficou conhecido como Rua do Silo.Era na base da edificação que à tardinha as pessoas que residiam nas imediações - principalmente as moças- sentavam-se para conversar ou bordar. E nas noites de luar os rapazes faziam serenatas para suas namoradas. O silo foi demolido no periodo administrativo de Luis Moreira Neto: 1978 a 1983.
Texto: Ilvaíta Mª Costa
Fonte: José Fernandes
Acervo fotográfico: Prefeitura Municipal

Criação da Casa de Cultura Popular de Nova Cruz/RN















Desativada na década de 1990, a antiga "estação de trens" como era chamada pela população, passou algulns anos abandonada. Em 2002 foi adquirida pela Prefeitura Municipal na primeira gestão do Prefeito Cid Arruda Câmara, através da Lei 867/2002,pelo valor de R$ 35.000,00(trinta e cinco mil reais) pagos com fontes dos recursos do FPM/ICMS/Recursos Próprios. A primeira intenção quando da aquisição do imóvel, eta transformá-lo no Centro de Arte e Cultura de Nova Cruz; sabendo da existência de um projeto para a criação de Casas de Cultura no interior do Estado, durante a primeira gestão da Governadora Vilma de Faria, o Prefeito Cid Arruda Câmara, efetuou a doação do prédio da Estação Ferroviária ao governo do Estado que providenciou em tempo recorde - 40 dias- a recuperação do prédio através dos técnicos da Fundação José Augusto e sob a orientação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, preservando suas linha arquitetônicas. No dia 16 de julho de 2003 por ocasião do evento "Governo nas Cidades", foi inaugurada a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte: o Palácio Lauro Arruda Câmara.
Texto: Ilvaíta Maria Costa
Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Cruz/RN