Pela discussão ampla e livre da Cultura

Manifesto do Movimento SOMOS CULTURA
Pela Discussão Ampla e Livre da Cultura
SOMOS CULTURA é um movimento dos artistas e da população brasileira. A Constituição Brasileira, no seu art. 215, propõe que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. Por isso propomos o 1º. de Maio SOMOS CULTURA.
Nossa preocupação é garantir um orçamento digno para o desenvolvimento da produção cultural do país. Queremos garantir que o artista, verdadeiro produtor dos bens culturais, tenha acesso a esses recursos através de mecanismos justos e idôneos. Queremos que a população brasileira desfrute finalmente do direito constitucional da fruição dos bens culturais democraticamente distribuídos, resultando em pluralidade de CRIAÇÃO E OPINIÃO E NÃO DISTORCIDOS PELAS DIFERENÇAS ECONÔMICAS QUE ESTABILIZAM PRIVILÉGIOS. SOMENTE ATRAVÉS DA DISCUSSÃO ABERTA COM OS ARTISTAS E A SOCIEDADE BRASILEIRA poderemos compreender em que medida a ampliação dos recursos para a atividade cultural nacional contribuirá para a transformação social democrática do País. A Cultura envolve, sobretudo, nossos bens imateriais. A discussão dos bens culturais pertence a toda a sociedade brasileira.
A Proposta de Emenda à Constituição 150/2003 (PEC 150), apresentada ao Congresso em 03 de Setembro de 2003, dispõe que “a União aplicará, mensalmente, nunca menos que 2% da receita tributária na preservação do patrimônio cultural brasileiro e na produção e difusão da cultura nacional”. Em 31 de março de 2009 foi criada a Comissão Especial de Tramitação, que dará parecer conclusivo à PEC. A produção cultural já significa 5% do PIB nacional, mesmo dentro do quadro de injustiça social dessa produção.

Educação Ambiental


A história do Lobo Mau,dos tres porquinhos e MEATRIX - Parte I
A animação Meatrix foi feita pela empresa de comunicação ambientalista Free Range Studios em 2003 como parte integrante de um projeto conjunto para o CPAGE - Centro de Pesquisa e Ação Global para o Ambiente (do inglês Global Resource Action Center for the Environment). Em uma sátira de Matrix, Leo, um porco de uma pequena fazenda familiar, é chamado por um touro antropomórfico, Moopheus, que mostra a ele que a fazenda em que ele vive e conhece é uma ilusão e que ele está realmente sob domínio de uma terrível "fazenda industrial". O objetivo da animação é, assim como a sua continuação The Meatrix II: Revolting, fazer com que os consumidores utilizem apenas alimentos orgânicos e carne caipira.Personagens :Leo (Porco) Chickity (Galinha) Moopheus (Touro)




NEPAM- Núcleo de Pesquisa Avançada da UNICAMP

IV Festival de Violeiros


















Como estava previsto e anunciado, aconteceu o IV Festival de Violeiros promovido pela Casa de Cultura Popular de Nova Cruz juntamente com o violeiro Domingos Matias com o apoio da Fundação José Augusto cujo Coordenador das Casas de Cultura do Estado, o querido Dimas Carlos, gentilmente compareceu representando o Presidente da FJA Sr. Crispiniano Neto e a Exma. Governadora do Estado, Vilma de Faria. Apesar da noite com clima de inverno, a presença do público lotou o espaço do evento mostrando mais uma vez que o Cordel continua mantendo sua força junto às manifestações da cultura popularda nossa região. A Casa de Cultura agradece a todos os participantes desse encontro marcado por música, cultura e entretenimento.