Ministério da Cultura é "só confusão", diz Marta Suplicy


Após ouvir um depoimento sobre a falta de recursos para Pontos de Cultura no Tocantins, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, afirmou na tarde desta segunda-feira (1º) que a pasta é "só confusão". Ela assumiu o cargo no último dia 13.
"Esse ministério é só confusão", disse Marta durante encontro na sede da Coletivo Digital, em São Paulo, organização não governamental que atua na área de inclusão digital.
A declaração da ministra arrancou risos da plateia, formada por cerca de cem pessoas --a maioria delas ligada a ONGs que têm convênios com o Ministério da Cultura.
Lalo de Almeida - 26.set.12/Folhapress
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visita a 30ª Bienal de São Paulo, na última quarta (26)
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visita a 30ª Bienal de São Paulo, na última quarta (26)
Marta disse ainda que o programa Cultura Viva, que inclui os Pontos de Cultura, foi "desidratado" no MinC, mas deve ser retomado agora durante sua gestão.
Os Pontos de Cultura são iniciativas independentes espalhadas pelo país e financiadas diretamente pelo ministério para impulsionar a produção e a difusão cultural, como oficinas de vídeo.
No encontro, a ministra ouviu diversas sugestões sobre a reforma da Lei de Direitos Autorais, discussão que está em curso no MinC, e reclamações sobre a falta de recursos para Pontos de Cultura durante a gestão da ex-ministra Ana de Hollanda (2011-12).
"Gente, vamos esquecer minha antecessora. Precisamos olhar pra frente", disse Marta. Ela arrancou novamente risos da plateia ao ser questionada sobre a perenidade das políticas públicas implementadas durante sua gestão.
Para Pedro Markun, do grupo Transparência Hacker, Marta deixará o MinC em algum momento por causa de seu perfil político. Ela deixou o cargo de ministra do Turismo em 2008 para disputar a Prefeitura de São Paulo.
"Você já está me mandando embora?", brincou a ministra. Em seguida, o mesmo Markun cobrou dela mais transparência no site oficial do Ministério da Cultura em relação aos gastos públicos da pasta.
"Eu nunca vi um site tão ruim", concordou Marta. Depois, ela sugeriu que a página deve passar por uma reformulação.
MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

LULA AJUDOU A MUDAR O EQUILIBRIO DO MUNDO, avalia historiador Eric Hobsbawm


Hobsbawm se encontrou com Lula em LondresO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas", opinou o historiador britânico Eric Hobsbawm, 94 anos. Ícone da historiografia marxista, ele se reuniu nesta quarta-feira (13) com Lula na residência do embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe. O convite foi feito pela equipe de Lula. Autor do clássico "Era dos Extremos", Hobsbawm é considerado um dos maiores intelectuais vivos. Na saída da embaixada, ele deu uma rápida entrevista quando já estava sentado no banco de trás do carro, ao lado da mulher. Falando com dificuldade, o historiador teceu elogios ao governo Lula e disse que espera revê-lo mais vezes. O encontro durou cerca de uma hora e meia.
"Lula fez um trabalho maravilhoso não somente para o Brasil, mas também para a América do Sul." Em relação ao seu papel após o fim do seu mandato, Hobsbawm afirmou que, "claramente Lula está ciente de que entregou o cargo para um outro presidente e não pode parecer que está no caminho desse novo presidente".
Sobre o encontro, disse que foi uma "experiência maravilhosa", especialmente porque conhece Lula há bastante tempo. "Eu o conheci primeiro em 1992, muito tempo antes de ser presidente. Desde então, eu o admiro. E, quando ele virou presidente, minha admiração ficou quase ilimitada. Fiquei muito feliz em poder vê-lo de novo." .Fernanda Calgaro -Especial para o UOL Notícias-Em Londres