6º Aniversário da Casa de Cultura















Dia 16/07 A Casa de Cultura Popular de Nova Cruz completou 06 anos de sua criação. Fundada em 2003 por ocasião do evento "Governo nas Cidades", a Casa que contava com a parceria da Prefeitura Municipal, realizava nessa data, diversas apresentações de grupos culturais de diversos municipios da região e até da capital. Como esse ano, a Casa não conta mais com a parceria do governo municipal, continua resistindo e comemorou seu aniversário de forma mais simples mas que agradou aos presentes, que lá compareceram voluntáriamente já que a equipe da Casa não contou sequer com a impressão de convites como nos anos anteriores. Mesmo assim, seu auditório e imediações ficaram lotados e as apresentações por conta da orquestra dos "Pequenos Notáveis", a fanfarra "Dragões da Independência", o violeiro Domingos Matias e parceiro, todos sem cachê,como amigos que são da Casa e da cultura em geral. O ponto alto do evento deveu-se a apresentação do filme -curta metragem- "A Herança", produzido aqui em Nova Cruz, cujos atores são os alunos que fizeram o curso de cinema,câmera e vídeo que aconteceu no ano passado(2008) na Casa de Cultura, tendo como locação a residência da família Arruda Câmara e alguns takes no cemitério local. O cineasta Carlos Tourinho fez a entrega dos certificados do curso e dos DVDs do filme aos alunos. Após a exibição do filme, foi servido um coquetel patrocinado por mais um amigo da Casa: Fernando Macêdo- "Fernando Decorações".

Orquestra da Casa de Cultura se apresenta no NESA


"Os Pequenos Notáveis" da Casa de Cultura se apresentam no NESA-Núcleo de Ensino Superior do Agreste- na abertura da exposição "Maravilhas Mecânicas" de Leonardo Da Vince sob a regência de Júlios Fernandes.



Voluntários em alta no Palácio Lauro Arruda Câmara


Devido a perda, esse ano (por motivos politicos partidários), da parceria com a administração municipal, a Casa de Cultura Popular de Nova Cruz, não se acomodou e continua mantendo viva a chama da cultura local através do trabalho voluntário de pessoas que valorizam a cultura e agora fazem um maravilhoso trabalho na Casa, proporcionandoa possibilidade de manter suas portas abertas e oferecendo inestimável serviço a todos aqueles que amam a cultura. É o caso do trabalho do regente Júlios Fernandes, que dá aulas de música aos meninos que fazem parte da orquestra de flautas doce e violinos e que agora aprendem a tocar outros instrumentos como violão, sax,teclado e assim continuarem estudando, ensaiando e se apresentando em eventos para onde são requisitados. O mestre de capoeira Arnaud, também presta serviço voluntário e dá aulas de capoeira na Casa e há também o trabalho voluntário de agentes da Casa que ministram aulas de reforço para alunos da rede pública do ensino fundamental,três vezes por semana.

Texto e acervo fotográfco: Ilvaíta Mª Costa