Grupos Culturais




Inúmeros grupos culturais se apresentaram durante os eventos promovidos pela Casa de Cultura desde sua inauguração.




Associação de Artesãos

Foi através de curso de associativismo promovido pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Nova Cruz que a Casa de Cultura reuniu, cadastrou e promoveu a fundação da Associação de Artesãos de Nova Cruz através da qual os artesãos foram também cadastrados junto ao PROART e receberam a carteira de artesão expedido por aquele órgão do Governo do Estado.

Carnaval dos Carnavais e 30 Horas de Forró





No inicio do ano, juntamente com a Coordenação Municipal de Cultura, a Casa participa ativamente de importantes eventos culturais da cidade: "O Carnaval dos Carnavais" através da organização dos desfiles de blocos e de fantasias durante os 05 dias de folia momesca, e no meio do ano por ocasião das festas juninas a Casa também entra no clima das "30 Horas de Forró", coordenando as inscrições, apresentações e concursos de quadrilhas tipicas e estilizadas que se apresentam por ocasião das comemorações do São Pedro na cidade.






Desenho em Quadrinhos

Em parceria com a Prefeitura Municipal e Fundação José Augusto, a Casa de Cultura Popular de Nova Cruz, realizou a I Oficina de Desenho e História em Quadrinhos para a clientela da rede de ensino da cidade que possuia habilidade e gosto para o desenho.

Reuniões

As dependências daCasa de Cultura Popular são constantemente solicitadas por diversos segmentos da sociedade para realização de importantes reuniões sendo testemunha de atos e decisões adminstrativas relacionadas ao desenvolvimento do Municipio de Nova Cruz, como por exmplo a vinda da UERN (à esquerda), entrega de documentos de programas de governo como Casas Populares(à direira),Cheque Reforma,Cursos de Capacitação de Professores do Municipio, reuniões da Secretaria de Tributação do Estado, Caixa Econômica Federal, Sindicatos, etc.

Exposição de Artesanato


A Casa de CulturaPopular de Nova Cruz-Palácio Lauro Arruda Câmara, em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social do Municipio de Nova Cruz, realizou curso de artesanato em frivolité e reunindo as Associações de Artesãos do Municipio, promoveu a exposição do artesanato local nas dependências da Casa




Auto de Natal I
















Em 2007 a Casa de Cultura apresentou seu I Auto de Natal que contou com a participação de jovens atores pertencentes a um grupo da Igreja Católica, o grupo de flauta doce formado por alunos das escolas municipais e outros grupos de dança folclórica da região .

Cineclubismo

A Oficina de Cineclubismo ministrada por integrantes do Cineclube de Natal, aos agentes da Casa, teve como objetivo, formar multiplicadores para instituir a prática do cineclubismo na cidade. O Cineclubismo consiste em promover encontros entre amigos, apreciadores ou aficcionados pela Sétima Arte, para apresentações de filmes nos mais variados locais da cidade, como por exemplo escolas, barzinhos, a Casa de Cultura e qualquer lugar onde possa ser montado o equipamento para exibição de filmes e haja espaço para assisti-los numa reunião agradável onde as pessoas após a exibição do filme possam conversar sobre; como se fazia no passado ao sair da sala de cinema, num encontro agradável antes do advento do DVD. O objetivo maior do cineclubismo é fazer com que as pessoas voltem a se encontrar, se comunicar, discutir, adquirir conhecimento e socializá-lo de forma divertida eliminando assim a solidão do sofá da sala diante da TV e a portas fechadas.

Teatro


A Oficina de Teatro promovida pela Secretaria de Estado de Tributação, Fundação José Augusto em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Cruz, foi um sucesso de público (provavelmente devido a repercussão do curso de cinema). Participaram pessoas de ambos os sexos e das mais variadas faixas etárias . A Oficina foi realizada sob a coordenação do ator Claudio que trabalha para a Fundação José Augusto e realiza esse trabalho nas várias cidades onde há Casa de Cultura




Cinema


O curso de cinema culminou com a gravação de um Curta -"A Herança"- cujo roteiro foi baseado em fatos reais ocorridos na cidade e contado pelos próprios alunos que com a ajuda do roteirista Geraldo Cavalcante, deu uma nova roupagem aos fatos contados adaptando-os à linguagem cinematográfica. Os alunos participaram totalmente das filmagens atuando como atores propriamente dito como na técnica, maquiagem, contra-regra, iluminação, etc. As filmagens sob a direção de Antonio Carlos Tourinhon, tiveram a duração de duas semanas iniciando às sete e terminando lá pelas 21/22 horas diariamente. O filme encontra-se em processo de edição e logo que esteja pronto será exibido para o público que interessado, no auditório da Casa de Cultura Popular. Valeu a experiência, o conhecimento adquirido e o incentivo para realização de outros trabalhos que esperamos a equipe consiga levar a termo no próximo 2009.

Curso de Câmera,Vídeo e Cinema


Através da Fundação José Augusto em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Cruz, realizou-se na Casa De Cultura Popular, a oficina/curso de câmara, vídeo (fotografia) e cinema coordenado pelo cineasta carioca Carlos Tourinho e o roteirista Geraldo Cavalcanti. Participaram do curso amadores e profissionais da fotografia de nossa cidade e do vizinho municipio de Stº Antônio, como também pessoas interessadas em conhecer o universo de produção da Sétima Arte.




Pintura

Exposições de pintura em óleo sobre tela de artistas locais como Isabel Souto como também obras de diversos artistas vinculados a Pinacoteca do Estado, proporcionaram muitas visitas de alunos da rede local de ensino e cidades vizinhas a Casa de Cultura Popular-Palácio Lauro Arruda Câmara

Circo da Luz




O Circo da Luz -COSERN- arma sua tenda ao lado da Casa e comemora 2007 o Aniversário do Palácio Lauro Arruda Câmara, a Casa de Cultura Popular de Nova Cruz.

Isac Galvão



Ao longo desses cinco anos, artistas como Isac Galvão e Manoel Marinheiro se apresentaram por ocasião das festividades comemorativas de aniversário e do Natal, da Casa de Cultura.






Aniversários da Casa



Todos os anos no dia 16 de julho, a casa comemora seu aniversário em grande estilo, com apresentação de grupos folclóricos da região e estados vizinhos contando com a participação do público que com prazer comparece a essa festividade.




Lançamentos






Em 2005, Terezinha Arruda Câmara, faz o lançamento de seu livro "Memórias de Nova Cruz" e no ano seguinte, Karla Isabela Brito de Souza Azevedo, apresenta sua tese de mestrado -UFRN- "Entre a Anta e a Cruz- História e Memória da Cidade de Nova Cruz"

Fotografia

Candinha Bezerra, gentilmente expôs várias de suas coleções de fotografias na Casa de Cultura, bem como o fotógrafo itinerante Dag Carrazone (fotos à direita) que viaja fotografando o pais inteiro, expôs seu trabalho na Casa



Artes Plásticas



A Casa promoveu várias exposições, dentre elas a de esculturas em cerâmica de artista do Rio Grande do Sul (à esquerda), de artista natalense com suas bonecas Drags em papiê machê(centro), e as esculturas, em cimento armado, de artista da cidade (à direita).