Ministério da Cultura anuncia lançamento de editais para negros


Em nota divulgada no início da noite desta quinta (4), o Ministério da Cultura informou que "vai lançar editais com a temática afrodescendente, condicionando a produção e criação a produtores e criadores negros".
"É uma justa reivindicação da comunidade negra", disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy. O anúncio se segue a uma reunião de Marta com produtores da cultura digital, nesta segunda (3), em que, segundo o texto do MinC, houve um "desabafo de que a cultura negra é apoiada pelo MinC, mas não é realizada por produtores e criadores negros".
Marta se reuniu nesta terça com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, para discutir a questão. Também se reuniu com o diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, para tratar das atividades de lançamento dos editais e da comemoração do Dia da Consciência Negra em São Paulo, em 20 de novembro.
De acordo com o MinC, a ordem da ministra aos presidentes da Funarte, Antonio Grassi, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, e à secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, é de que apresentem, até a semana que vem, editais a serem lançados na data.
"Com muita honra, vamos lançar os editais e apoiar e incentivar a produção da cultura negra por quem é negro", declarou Marta.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO