PASSA E FICA, A CIDADE DA CULTURA !


SINTAM-SE TODOS CONVIDADOS E ABRAÇADOS PELA CIA DE DANÇAS MACAMBIRAIS .
EM PRIMEIRA MÃO, CONFIRMADO A QUARTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CULTURA DE PASSA E FICA/RN NOS DIAS 10 E 11 DE MAIO !!!

PASSA E FICA, A CIDADE DA CULTURA !











EM PRIMEIRA MÃO, CONFIRMADO A QUARTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CULTURA DE PASSA E FICA/RN NOS DIAS 10 E 11 DE MAIO !!!

A chuva traz de volta a poesia nordestina

Aprovado projeto que garante seguro-desemprego para artistas, músicos e técnicos em espetáculo


[Foto: ]

Projeto de lei da ex-senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que prevê a concessão de seguro-desemprego para artistas, músicos e técnicos em espetáculos de diversão foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria foi aprovada de forma terminativa .
De acordo com a proposta (PLS 211/10), o profissional terá direito a um salário mínimo como seguro-desemprego por um prazo máximo de quatro meses, de forma contínua ou alternada. Para isso, o beneficiário terá de comprovar que trabalhou em atividades da área por, pelo menos, 60 dias nos 12 meses anteriores à data do pedido do benefício e que não está recebendo outro benefício previdenciário de prestação continuada ou auxílio-desemprego. Além disso, é necessário ter efetuado os recolhimentos previdenciários relativos ao período de trabalho, bem como não possuir renda de qualquer natureza.
O projeto altera a lei que trata do Programa do Seguro- Desemprego, do Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - Lei 7.998/90. Ao justificar a apresentação do projeto, Marisa Serrano afirmou que a categoria é uma das menos amparadas pela proteção social em nosso país.
Em seu parecer, a relatora da matéria na CAS, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressaltou que, apesar de representar uma parcela pequena da população (65 mil trabalhadores ou 0,08% da população economicamente ativa), a categoria é sujeita a desemprego permanente, da ordem de 80 a 85%. Além disso, destacou, quando estão trabalhando, esses profissionais envolvem-se em relações informais de emprego, que ainda são de curta duração.
- As categorias que se pretende proteger, dos músicos, artistas performáticos, incluindo os bailarinos e técnicos em espetáculos de diversão [tais como os cenografistas, figurinistas, iluminadores, etc], constituem um grupo que, a despeito de uma imagem glamurizada, se encontram em situação de grande vulnerabilidade social - observou Ana Amélia. 
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
Agência Senado

AS PESSOAS DO FOLCLORE SOMOS NÓS!


CULTURA MANIPULADA


Via Sérgio Sergio Bairon, professor da USP, em reflexão precisa e certeira

Não paro de ver Pontos de Cultura à míngua e resolvi desabafar de algures para alhures. Sabem o que acontece quando, ao invés de incentivar, o Estado resolve ORGANIZAR a cultura? Uma catástrofe! Historicamente esta catástrofe esteve muito calcada no que o Estado compreendeu como Folclore. Neste sentido, não importa a postura política dos governos, a organização da cultura é o contrário de um reconhecimento das formas de vida orgânicas das manifestações livres de um povo. Neste pequeno filme, eu e meu parceiro José Ribeiro, resolvemos comparar a cidade de São Paulo de 12 milhões de Habitantes, com a cidade de Jequitibá (MG) com um pouco mais de 5.000 habitantes. Em ambos os casos, o Poder Executivo intenciona “homenagear as culturas tradicionais”. Quem tiver 20 minutos verá que a manipulação da cultura tradicional é absoluta, pois desfiles e premiações transformam toda cultura num "espetáculo" político-institucional do poder executivo. Os Pontos de Cultura, idealizados por Celio Turino, é bom reforçar ESTÃO À MÍNGUA, partem de um princípio totalmente diferente. Comentando o papel do governo na gestão Gil, diz Celio Turino em seu livro: "Não há imposição sobre como aplicar os recursos distribuídos pelo Ministério da Cultura e cada Ponto desenvolve suas atividades conforme suas necessidades e plano de trabalho." Ao contrário desta prática desenvolvida pelos Pontos de Cultura, o filme mostra a manipulação política da Cultura Tradicional. Então, poderia perguntar um burocrata:
- no caso da cultura, isso significa que para o Governo governar não deve organizar com fins de fiscalizar? -
Sim, responderíamos! A melhor maneira do Governo se fazer presente é subsumir no interior das iniciativas e criatividades dos seus cidadãos. Optando por uma interpretação adaptada do que já dizia o filósofo Espinosa, podemos concluir que a grande liberdade está na manifestação espontânea da força, ou potência interna, da essência das formas de vida da cultura humana, o que raramente os governos entendem!

DIA DA MÃE TERRA - 22 DE ABRIL

ENSINAR È...

"Ensinar é um exercício de lapidação de pedras, de manejo do remo em mar severo, de recolhimento de estrelas do mar em praia repleta delas. Difícil? Não! Mas exige PERSISTÊNCIA, VONTADE E MUITO AMOR"!
 (Equipe Innovare)