Os alunos das turmas de 9º ano"B" e "C" da E.E.Alberto Maranhão, encerraram o ano letivo de 2009 com um trabalho sobre "reciclagem e vida".O Projeto da Profª Ilvaíta Mª Costa, levou as turmas a reverem os conteúdos de anos anteriores que, por vários motivos, alguns alunos não haviam entendido ou mesmo estudado. Eles trabalharam os assuntos essenciais para o dominio da escrita da Lingua Portuguesa, nas séries passadas e tiraram dúvidas aprendendo alguns assuntos que não tiveram tempo para compreendê-los anteriormente. Culminando com o estudo da Lingua, foi realizado o trabalho de reciclagem de material propriamente dita, onde os alunos, além de conhecerem algumas dicas sobre o destino adequado dos degetos produzdos pelo homem, confeccionaram peças decorativas e adereços usando garrafas PET, latinhas e papel.
Reciclando o saber
Os alunos das turmas de 9º ano"B" e "C" da E.E.Alberto Maranhão, encerraram o ano letivo de 2009 com um trabalho sobre "reciclagem e vida".O Projeto da Profª Ilvaíta Mª Costa, levou as turmas a reverem os conteúdos de anos anteriores que, por vários motivos, alguns alunos não haviam entendido ou mesmo estudado. Eles trabalharam os assuntos essenciais para o dominio da escrita da Lingua Portuguesa, nas séries passadas e tiraram dúvidas aprendendo alguns assuntos que não tiveram tempo para compreendê-los anteriormente. Culminando com o estudo da Lingua, foi realizado o trabalho de reciclagem de material propriamente dita, onde os alunos, além de conhecerem algumas dicas sobre o destino adequado dos degetos produzdos pelo homem, confeccionaram peças decorativas e adereços usando garrafas PET, latinhas e papel.
Um NATAL de LUZ para todos!

Brinquedos Nordestinos
Os alunos da 3ª série,concluintes do Ensino Médio, encerraram suas atividades letivas na Disciplina de Lingua Portuguesa, ministrada pela Professora Ilvaíta Mª Costa, com uma exposição sobre Brinquedos Nordestinos. A idéia partiu de alguns alunos após o estudo literário do texto Xote das Meninas, cantado por Luiz Gonzaga. Na exposição os alunos fabricaram a maioria dos brinquedos apresentados e muitos deles contaram como usavam esses brinquedos na infância. A exposição contou também com uma vasta pesquisa sobre a origem dos brinquedos apresentados além de depoimento dos alunos em relação a oportunidade de quando criança, fabricar seu próprio brinquedo, o que o tornava de inestimável valor dando como exemplo a época atual em que os filhos de alguns deles ,como a maioria das crianças de hoje, ganham um brinquedo de fabricação industrial para logo depois, perderem o interesse e o desprezarem ou destruirem. O trabalho que iniciou como parte da disciplina, seguiu o caminho dos temas transversais para alertar que brincar também é qualidade de vida. Dentre as peças da exposição encontravam-se os carrinhos de aro,delata,de madeira, os "pés de burro",petecas de sabugo,bonecas de pano, telefone de lata, vasilhas de barro, lanternas de lata,balanço e muitos outros. O acervo irá para a Casa de Cultura.
I Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura
Aconteceu em Natal, no periodo de 13 a 15/11/2009 o I Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura realizado no Liceu das Artes, onde compareceram os delegados representantes dos Pontos de Cultura e de ONGs de todo o Estado do Rio Grande do Norte. Contando com a participação de diversos segmentos ligados à Cultura no âmbito federal e estadual, foi discutida toda a dinâmica que deverá ser dada aos Pontos de Cultura enquanto entidade cultural integrante da TEIA -cujo objetivo é interligar os Pontos de Cultura de todo o País e exterior, cujo objetivo geral é ,através da cultura, buscar o desenvolvimento do ser humano, por meio da diminuição da desigualdade social, contribuindo para o exercício da cidadania, o equilíbrio do ambiente e a qualidade de vida da sociedade. Além dos delegados de cada Ponto ,compareceram artistas das diversas áreas artevisuais que animaram o evento com maravilhosas performances.Participaram das mesas de debates: Nilson Limone- Coordenador Geral de Atendimento Documentação e Prestação de Contas-DGI/Ministério daCultura, Juana Nunes- Coordenadora Geral de Movimentos e Articulações em Redes do Ministério da Cultura, Alexandre Santini- Consultor da Secretaria Cultural e de Cidadania do Ministério da Cultura, Eliete Braga- Coordenadora Geral de Gestão dos Pontos de Cultura,Célio Turino-Secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Viviane Querubim e Maria Acquisti - Instituto Paulo Coelho,Crispiniano Neto-Presidente da Fundação José Augusto, Rodrigues Neto- Presidente da Capitania das Artes, o Deputado Estadual Fernando Mineiro,Teotônio Roque-Representantena Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. O Ponto de Cultura de Nova Cruz, teve como representante/ delegada, a Professora Ilvaíta Maria Costa-Coordenadora Cultural da Casa de Cultura de Nova Cruz, Presidente da Ass. de Artesãos de Nova Cruz e Tesoureira da Ass.C.C.Amigos da Casa de Cultura Palácio Lauro Arruda Câmara que é Ponto de Cultura.
Não basta apagar o fogo

O universo é um, não importa se somos um monte de átomos que forma a espécie (animal) humana, vegetal, estrelar... somos poeira atômica do mesmo sistema, do mesmo universo, não somos nem mais nem menos.
O que nos faz maior ou menor é isso, esse gesto lindo que vem da chama divina que cada um possui mais ou menos acesa (alguns esquecem ou desconhecem que a possuem) dentro de si.
Cultura Geral

"O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As Dívidas Públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública" MARCUS TULLIUS - Roma, 55 a.C
Música na corda bamba
SESC traz Portinari a Nova Cruz
Exposição de recicláveis na CEF
Na semana de 17 a 21 de agosto de 2009, aconteceu na CEF de Nova Cruz, uma exposição de artesanato confeccionado com material reciclável, realizada pela ONG "Moradia e Cidadania", coordenada por Altenizia Mota Neves que juntamente com um companheiro de trabalho, mostraram-se disponiveis para esclarecimentos sobre a confecção das peças. Dentre as expostas, estavam bonecas confeccionadas a partir de garrafas PET, papéis reciclados com folhas, cascas de cebola, fibras naturais, etc.; vassouras,cadeiras e pufs de embalagem PET, caixas recicladas, vassouras e bolsas de PET, além de caixas de madeira decoradas. Interessante trabalho que além de surpreender pela plasticidade com que os recicláveis são passiveis diante da criatividade e das mãos dos artesãos, estimula a criatividade dos visitantes para o reaproveitamento desse material, beneficiando assim o meio ambiente. Parabéns à ONG Moradia e Cidadania.
O heróico RIN-TIN-TIN

Rin Tin Tin era um cachorro da raça Pastor Alemão que estrelou várias séries e filmes a partir da década de 1920 tornando-se muito conhecido aqui no Brasil. Na série mais famosa, exibida originalmente entre 1954-1959, Rin-Tin-Tin era um cachorro que acompanhava uma unidade da Cavalaria dos Estados Unidos no final do século XIX, sediada no Forte Apache. O melhor amigo de Rin-Tin-Tin era o Cabo Rusty, um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote.
A comovente Lassie

Lassie fez mais sucesso no mundo do que qualquer outro cão. Sua popularidade já dura mais de 50 anos. Em seus trabalhos ela mostrou o quanto um cão da raça collie pode ser corajoso, leal, inteligente, protetor e grande amigo do homem. A personagem apareceu pela primeira vez nun conto escrito pelo autor anglo-britânico Eric Knight publicado em 1938. A história terminou virando livro em 1940. Em 1943, devido ao seu sucesso a história acabou recebendo adaptação para o cinema com o titulo "Lassie e a Força do Coração"(Lassie Come Home). Anos depois virou seriado de televisão. Lassie estreou no Brasil no final da década de 1950 na TV Tupi e ficou até 1966 quando passou a ser exibida pela rede Globo.
O encantador Topo Gigio

Em pleno regime militar, um ratinho importado dividia as atenções junto com a novela "Beto Rockfeller", tratava-se de TOPO GIGIO, bonequinho criado pela italiana Maria Perego que ganhou fama internacional. No Brasil, Topo Gigio começou na Rede Globo em 1969 e fez grande sucesso na época. Em 1970 o bonequinho ganhou um programa só dele e contracenava com Agildo Ribeiro, seu interlocutor humano. Esse programa tinha o objetivo de orientar as crianças a cumprirem com suas obrigações diárias como escovar os dentes, lavar as orelhas, fazer as orações entre outras coisas. No programa o ratinho era manipulado por Laert Sarrumor e Agildo protagonizavam esquetes enquando cantarolava 'Meu limão, meu limoeiro' entre outras músicas. As crianças esperavam ansiosas pelo momento em que o boneco, no final do programa, pedisse "um beijinho de boa noite" com seu sotaque italiano e balançando a perninha. No episódio final as crianças não conseguiam esconder a tristeza ao ver o boneco ir embora com uma trouxinha no ombro, virando-se no caminho para acenar para o público.