Água em Nova Cruz








Devido ao clima de chuvas irregulares com grandes periodos de estiagem, Nova Cruz sofreu durante muito tempo com a falta d'água encanada; motivo pelo qual os novacruzenses procuravam abastecer suas residências comprando o produto que chegava à cidade oriundo de diversas fontes como o rio Curimataú, o açude Pau- Barriga e também através dos "trens d'água" da Rede Ferroviária Federal. A captação e venda do precioso líquido era um dos meios de sobrevivência de vários chefes de familia de baixa renda em Nova Cruz.
A água para o consumo humano, vinha do rio Piquiri em Pedro Velho, e chegava à cidade nos trens da RFFSA em vagões-tanques e distribuída à população que formava longas filas com latas de querosene que eram transportadas em galões nos ombros de homens, chamados "carregadores", ou em barris de madeira no lombo de burricos. À tardinha (outras vezes pela manhã), na base do depósito onde era armazenada a água (ao lado da Estação Ferroviária),formava-se a fila de latas e barris.Para quem residia ou passava na rua Getúlio Vargas era motivo de riso os conflitos que ocorriam naquela fila: Ao menor gesto de algum "fura-fila" já conhecido, ou divergência nas conversas dos que vinham esperar a liberação da água, era motivo para a fila de latas e barris se desfazer a chutes e pontapés! O burburinho chamava a atenção e era motivo de notícia: "Uma briga na fila da água da estação!" e para lá se deslocavam os que estavam nas imediações da Pedro Velho e Cel. Anisio de Carvalho para ver o ocorrido e rir da situação. A maioria das residências armazenava a água em jarras de barro, tanques ou cisternas, estas últimas eram utilizadas para a captação das águas pluviais nos periodos de inverno. Em 1978, último ano administrativo do segundo mandato de José Peixoto Mariano, realiza-se o sonho dos novacruzenses: O então governador Tarcisio Maia, inaugura o sistema de abastecimento d'água em Nova Cruz oriunda do rio Piquiri. Grande festa, proncipalmente porque era o encerramento da campanha para o sucessor de José Peixoto, motivo para João Ramos criar mais uma de suas contundentes modinhas de campanha político-partidária:

"Taí a água que você dizia que José Peixoto não ia botar...
Olha aí palhaço, olha aí palhaço!
A água já chegou! a água já chegou!
Pra matar a sede desse povo falador!"
Texto e Fonte: Ilvaíta Mª Costa
Acervo: Prefeitura Municipal

5 comentários:

Pr Jerry e Eliete - Conservos no Senhor disse...

sou novacruzense com muito prazer. Como tal, sempre tive a curiosidade de saber como havia chegado água em nossa comunidade. Parabéns pelo blog professora Ilvaíta. Por intermédio dele posso conhecer àquilo que até então permanecera desconhecido para mim, bem como para tantos outros novacruzenses espalhados mundo a fora.

Anônimo disse...

Sidney Soares

Peixoto foi a maior figura política de nossa cidade, o homem que fez o que os prefeitos não gostam de fazer: a base, Peixoto deixou a base pronta para seus sucessores dar continuidade em seu trabalho, implantação de água, luz, telefone, calçamentos, escolas, creches e muito mais.

Unknown disse...

Fico feliz e gratificada em saber que meu querido e saudoso pai , José Peixoto Mariano,foi um homem que muito contribuiu para o desen-
volvimento da nossa querida cidade de Nova Cruz.
Maria de Fátima Mariano de Melo

Fátima Mariano de Melo disse...

Fico muito feliz e gratificada em
saber que meu querido e saudoso pai
JOSÉ PEIXOTO MARIANO, foi um homem que muito contribuiu para o desen -
volvimento da nossa querida cidade
de Nova Cruz.
Maria de Fátima Mariano de Melo

Rute disse...

Maria de Fátima Mariano Mello , queria muito entrar em contato com vc , Te conheci quando vc era uma criança , sai dai de Nova Cruz quando tinha 19 anos e não tive mais notícias de ninguém . Se vc tiver notícias da Raquel Gomes de Oliveira me envia , o pessoal me conhecia como Maria da Raquel, pois morava com ela. Seu pai foi muito legal comigo , meu paraninfo da Festa de São Sebastião, por favor entre em contato comigo meu Email(q é da minha filha é rutearaujoalonso@yahoo.com.br)pode deixar recado .)por favor não ignore minha msg , ficarei muito feliz em receber notícias da Raquel !obrigada Maria Pereira Da Silva ! morava na rua capitão José da Penha numero 589, ao lado da igreja de São sebastião !