ORIGEM DO 19 DE ABRIL



O Dia do Índio é comemorado todos os anos no dia 19 de Abril. No Brasil, a data comemorativa foi criada pelo Presidente Getúlio Vargas através de Decreto-Lei 5540 de 1943. O que poucos sabem é o motivo que levou a designação do dia 19 de Abril como o Dia do Índio. 

Em 1940, foi realizado o 1º Congresso Indigenista Interamericano realizado no México e contando com a presença de inúmeras autoridades governamentais de toda a América. Líderes de tribos indígenas da América também deveriam comparecer ao congresso, para que opinassem nas decisões a serem tomadas. Entretanto, nenhum deles compareceu, por conta do medo e preocupação em não serem ouvidos nas decisões. Alguns dias depois, exatamente no dia 19 de abril de 1940, os índios decidiram participar do evento, após refletirem sobre a importância do mesmo, que era de extrema importância para garantirem os seus direitos.
Por conta desse evento histórico, a data foi escolhida em toda a América, como sendo o Dia do Índio.
A influência indígena no dia a dia!
A colonização do território brasileiro pelos europeus representou em grande parte a destruição física dos indígenas através de guerras e escravidão, tendo sobrevivido apenas uma pequena parte das nações indígenas originais. 
A cultura indígena foi também parcialmente eliminada pela ação da catequização dos índios e intensa miscigenação com outras etnias. Atualmente, apenas algumas poucas nações indígenas ainda existem e conseguem manter parte da sua cultura original. 
Apesar disso, a cultura e os conhecimentos dos indígenas sobre a terra foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros diversos como a rede de descanso. 
A influência indígena é também forte no folclore do interior brasileiro, povoado de seres fantásticos como o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a iara, entre outros. Na culinária brasileira, a mandioca, a erva-mate, o açaí, a jabuticaba, inúmeros pescados e outros frutos da terra, além de pratos como os pirões, entraram na alimentação brasileira por influência indígena. 
Em danças folclóricas podemos ver forte influência indígena em diversas delas: Caboclinhos em toda região nordeste, Caiapós no interior paulista, etc.
Cultura Indígena em Risco!
Em Novembro de 2011 durante a 6ª Sessão do Comitê Intergovernamental de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cultural da UNESCO, realizado em Bali/ Indonésia, o Yaokwa, ritual para a manutenção da ordem social e cósmica realizado pela tribo Enawenê Nawê distribuída no norte de Mato Grosso (Juína, Comodoro e Sapezal) foi incluído na Lista de Bens Imateriais em Necessidade de Salvaguarda Urgente, devido o seu risco eminente de desaparecimento.

Foto: Tribo Enawenê Nawê - Arquivo IPHAN

Nenhum comentário: