Aspectos geopoliticos do Municipio


LOCALIZAÇÃO
Nova Cruz está localizada na Zona Agreste, subzona fronteiriça com o Estado da Paraíba, no Estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil (classificação do IBGE), ou (pela classificação do IDEC/RN), Microrregião do Agreste Potiguar e zona homogênea do Agreste, ocupando uma área de 283,4 Km², situada entre os paralelos 6º28'41m de Latitude Sul, e 35º26'02m de Longitude Oeste. O Municipio está situado a uma Altitude média de 73m e a uma distância de 104 Km da Capital (Natal), para quem usa a BR 101. Limita-se ao Norte com os municipios deSanto Antônio e Várzea; ao Sul com o Estado da Paraíba; a Leste com os municipios de Montanhas e Pedro Velho, e a Oeste com os municípios de Passa e Fica e Lagoa Dantas.

HIDROGRAFIA
Bacia Hidrográfica: Curimataú (85%), e Jacu (15%)
Rios principais: Calabouço, que deságua no Bujari e ambos desembocam no Curimataú, rio periódico cujas águas são salobras.
Riachos: João Gomes, Três Voltas, Massaranduba e Curralinho.
Lagoas: da Espera, do Couro, do Peixe, Limpa, dos Currais, Umari, dos Bastiões, Redonda, e a do Genipapo.
Açudagem com capacidade superior a 100.000 m³ d'água (açudes públicos):
Seixas: 100.000m³
Pau Barriga: 150.000 m³
Xique-Xique: 124.700 m³
Pedro Targino: 4.800m³
O clima é do tipo pseudo-tropical: tem caracteristicas de tropical semi-árido , apresentando temperatura que varia entre 24º e 35º.

ASPECTOS URBANOS
Por não ter sido uma cidade projetada, as ruas não obedecem um alinhamento regular, o que caracteriza a tipicidade das cidades interioranas do Nordeste brasileiro. Atualmente Nova Cruz conta com 09 bairros, 137 ruas nomeadas, várias praças e quadras esportivas.

COMUNICAÇÃO
Nesta área, Nova Cruz conta com o sistema de telefonia tradicional -TELEMAR- e celular -TIM e CLARO- Agência de Correios, Rádios Curimataú - AM- e Agreste -FM, além de provedores de Internet via ondas de rádio.
Informações coletadas por Ilvaíta Maria Costa
Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Cruz



Nenhum comentário: