Conferência ” Os desafios da pesquisa em cultura”


“A palavra-chave deste encontro é experimento”, definiu José Guilherme Cantor Magnani, professor livre docente do Departamento de Sociologia da FFLCH- USP. Sob esta perspectiva, a conferência “ Os desafios da pesquisa em Cultura” abriu o I Encontro Paulista de Pesquisadores em Cultura realizado na EACH –Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
Cerca de 150 pessoas, entre comunicadores e ouvintes, acompanharam a palestra com os convidados Célio Turino, especialista em Administração Culrural, e Antonio Albino Rubim, Secretario de Cultura da Bahia.
Para Albino, “propiciar encontros como esse já é, certamente,  um avanço para a consolidação da área”. Com o desafio de sistematizar as pesquisas no setor cultural, aproximar os experimentos acadêmicos da realidade e desenvolver políticas públicas,  segundo ele é cada vez mais multidisciplinar e, justamente, rica por este aspecto.
O professor é um dos precursores em pesquisa na área no Brasil. Em 2006 realizou um panorama das politicas públicas voltadas à área e constatou a relação das Políticas Culturais com Movimentos Autoritários, em seguida um desaparecimento da questão no período de Democratização e, finalmente um retorno com o governo Lula. “Iniciativas como os programas da Cultura Viva e os Pontos de cultura recolocaram a Cultura na agenda do governo”, indicou.
Neste sentido, Turino apontou a necessidade de possibilitar as narrações em primeira pessoa, ou seja, dar voz e instrumentalizar os grupos  excluídos  como jovens de baixa da periferia e até os índios. “Encontrar um ponto de equilíbrio entre as narrativas destas pessoas e a interpretação da realidade é o maior desafio da cultura no Brasil”.

2 comentários:

Evanir disse...

Dia 08 de Março, dia internacional da mulher.
Dia de quem começou menosprezada, sem voz, sem vez,
Dia de alguém que, talvez,
Nem se sentisse digna de um dia ser homenageada.
Não apenas como esposa e mãe, Como mulher!
Como ser especial,
de múltiplos dons e milagres.
O milagre do multiplicar.
Um Feliz Dia Das Mulheres.
Beijos .
Evanir.

Luna Di Primo disse...

é... realmente um desafio, porque os pobres, nao teem acesso à cultura... bjuuu