Colocações pertinentes (para quem deseja ir além da histeria da mídia e do populismo politiqueiro)Célio

Célio Turino

FECHARAM A BIBLIOTECA POPULAR MACHADO DE ASSIS, em Botafogo.
Além dos 25 mil volumes disponíveis para empréstimo, e do acervo com acesso restrito, a Biblioteca oferecia diversos serviços à comunidade: cursos pagos, porém a preços acessíveis, de línguas (inglês, espanhol e francês básicos), de teatro, artesanato, pintura, e de organização e dinamização de bibliotecas para professores. Além de atividades promovidas pelo Centro Cultural e Artístico de Botafogo e pela Associação dos Amigos dessa biblioteca, tais como festivais de música e dança para a terceira idade, palestras, simpósios e exposições de obras de arte. 

FECHARAM TAMBÉM O CINE JÓIA em Copacabana. E segundo o Johandsen, que estava lá e viu, a fiscal sequer entrou na sala de cinema. No dia seguinte chegou uma ordem questionando a situação da sala que ela nem viu. Nem ela nem bombeiro nenhum.

Fecharam também um monte de outras casas públicas: 11 Lonas Culturais, 9 teatros municipais, outras 6 bibliotecas municipais e mais 23 outros locais. (Mas não fecharam a Biblioteca Nacional, que nos últimos anos foi palco de várias tragédias onde perdeu-se milhares de livros e documentos preciosos!)

ESSA HISTERIA começou com um imbecil soltando um fogo de artifício. E segue com a massa aplaudindo um show ainda mais pirotécnico, os fogos de artifício das autoridades que resolveram mostrar serviço e lacram tudo quanto veêm pela frente. 

Fecharam também o La Esquina, o Studio RJ, Carioca da Gema, Sacrilégio e o AUDIO REBEL - onde hoje rolaria o show do espanhol Albert Zaragosa (Lenticular Clouds), dentro do festival Cornucópia (com curadoria de Chico Dub, criador do Novas Frequências). 

A INÉPCIA DO ESTADO FICA EVIDENTE no caso da CASA DA MATRIZ: a Secretaria Especial de Ordem Pública cancelou o alvará provisório por falta de documentação emitida pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Ou seja: o problema é a lei de zoneamento do município, que dita que tipo de comércio pode se estabelecer aqui e ali. Essa lei é de 1976 e nunca foi atualizada. Se o Estado não cumpre sua obrigação, como os empresários vão cumprir a sua? A cidade cresce, a despeito da incompetência da Secretaria de Urbanismo. Agora, atentem a um outro detalhe: como a Prefeitura pode chamar de “provisório” um alvará que foi renovado por, digamos, 12 dos 13 anos de existência da Casa da Matriz? É ridículo.

VIVEMOS NUMA SITUAÇÃO ÀS AVESSAS: dado o grau de corrupção dos órgãos que fiscalizam casas noturnas, é mais provável que uma boate com alvará tenha pagado propina e aberto as portas sem qualquer confere das autoridades, e que uma casa sem alvará ainda não o tenha justamente porque tentou fazer tudo nos conformes, sem pagar “por fora”. 

Os indivíduos, como o imbecil que soltou o rojão em Santa Maria, podem ser descuidados e inconsequentes, mas todos parecem ter esquecido que o ESTADO pode ser tirânico. Como podem aplaudir a truculência da Guarda Municipal HOJE, no Cordão do Bola Preta, confiscando as latinhas de cerveja dos camelôs não-cadastrados pela Ambev e, pasmem, destruindo os isopores que esse pessoal tinham para acomodar seus produtos?! Tudo isso enquanto as guardas femininas tiravam foto com seus celulares, com sorriso de quem guardava troféus para mostrar seu bom serviço?

O Sebo Baratos da Ribeiro foi multado de forma totalmente irregular (faltou o essencial termo de ajuste de conduta, por exemplo), no início de 2011. Estive por 3 ocasiões na Sub-Prefeitura, não para recorrer das multas (pagas imediatamente), mas para dialogar no sentido de garantir que os eventos fossem adaptados às regras. Nenhum fiscal se dispôs a conversar. Na última tentativa fui acompanhado de advogado e levei comigo vários documentos (boletos pagos do ECAD, carta-esclarecimento da Associação Estadual de Livrarias, etc): os fiscais SE RECUSARAM A RECEBER a papelada. Desisti. E nunca mais fizemos shows ou o Clube do Vinil. 

O que está rolando neste momento na cidade não é uma demonstração de eficácia do Poder Público, mas uma histérica Caça às Bruxas sem qualquer reflexão sobre as consequências para a economia de uma cidade que, nos últimos anos, paradoxalmente, direcionou todos os seus esforços para ser um centro mundial de diversão – e nesse contexto é que entram Copa, Olimpíadas e o diabo à quatro.

ADEMAIS, a prefeitura que agora está em surto perseguitório É A MESMA QUE TEM CRIADO INÚMERAS SITUAÇÕES DE RISCO À POPULAÇÃO, com mega eventos marketeiros em prol de Igrejas Evangélicas, Marcas Multinacionais e empresas públicas como os Correios. Quem passou próximo ao show da Preta Gil e do Péricles na semana passada viu o inferno dantesco em que a Lapa se transformou. Se 2 caras armados resolvem trocar tiros no meio daquela muvuca, quantas pessoas morreriam pisoteadas? Ah, mas quando se trata das figurinhas que frequentam o Domingão do Faustão, pode-se tudo.

P.S.: estou enojado com a cobertura que a mídia tem feito desse circo. Com a palavra o Júlio, produtor da festa Soul de Santa, que aconteceria amanhã, na Casa do Barão, que também foi fechada: 
“acho muita hipocrisia alguns setores dessa mesma mídia fazerem terrorismo psicológico como tem feito. É estarrecedor ver como ainda aproveitam de uma tragédia de proporções mundias para se promoverem. 

Nenhum comentário: