DIREITOS SUBTRAÍDOS PELO PODER PÚBLICO


A escritora Iara Maria Carvalho enviou ao Blog o seguinte comentário:
Dizem por aí que a CULTURA será vinculada à Secretaria de Turismo aqui em Currais Novos. Vincular a cultura à secretaria de turismo nada mais seria que a legitimação do que já é real aqui na nossa cidade, por parte do poder público: a valorização, tão-somente, da cultura de eventos. Vincular uma área tão vasta e complexa como a cultura à área de turismo é, com certeza, privar a população de oportunidades de crescimento individual e coletivo, de ampliação de horizontes, de conquista de novos valores.
A cultura de eventos, tão costumeira em nossa região, que somente se destina a promover e-ventos (com ações provisórias que não deixam frutos, pois que levadas facilmente com os “ventos”), tolhe a inteligência das pessoas e serve, muitas vezes, para proliferar práticas destrutivas no nosso cotidiano (a prostituição e as drogas são o exemplo mais comum). Devemos aplaudir à atitude da nova gestão de Cerro Corá, que está consoante às práticas que vêm sendo perpetuadas em todo o Brasil, através de mudanças tão significativas que o Governo Federal, ao longo dos últimos 10 anos têm feito.
Prova disso são os frutos deixados aqui em Currais Novos, por meio de ações da sociedade civil, como o Ponto de Cultura da Associação que funciona na Casa de Cultura e o Ponto de Leitura que funciona no Casarão de Poesia. É preciso fomentar ações continuadas, que priorizem à sensibilização de crianças, jovens, adultos e idosos, à formação de agentes culturais e de novos artistas, à desalienação quanto aos destinos de nossa sociedade… Não podemos ir na contramão do cenário nacional.
O escritor e professor de música Wescley Gama também comentou:
O Orçamento Municipal de Currais Novos para 2012 previa mais de UM MILHÃO de reais para a rubrica “CULTURA”. Como esse dinheiro foi gasto eu não sei. Só sei que para todas as Associações, juntas, receberem R$ 147.000,00 o recurso teve que ser BLOQUEADO pela justiça. Acredito que boa parte do recurso destinado à sigla CULTURA deveria ser usado para OCUPAR o tempo dos jovens (não só deles, claro).
Pois é mais importante para a sociedade um adolescente ficar o ano inteiro fazendo um curso de teatro, música ou pintura, ou ir uma noite apenas assistir uma banda caríssima no meio da rua, falando palavrões e incentivando o uso de drogas? Para mim parece óbvio…
Para que se possa melhor gerenciar o Fundo Municipal de Cultura, é importante ter uma secretaria própria. É preciso haver iniciativas que contemplem toda a diversidade cultural da nossa região.
É preciso dar aos nossos jovens a oportunidade de participarem de oficinas, cursos de todas as áreas da arte. É importante possibilitar a fruição artística como sensibilização das pessoas. Apoio a criação de uma Secretaria de Cultura em Currais Novos, formada por uma equipe QUE ENTENDA DO ASSUNTO!

Nenhum comentário: