Escola Estadual Alberto Maranhão :Primeira Escola Pública


Em 22/06/1850,pela resolução217, foi criada uma cadeira de primeiras letras para meninos. Em 01/01/1912, o governador Alberto de Albuquerque Maranhão, construiu o primeiro prédio escolar na Pça. Dix-Sept Rosado (atualmente Central do Cidadão). Em 1919, um prédio maior foi construido; dessa vez na Pça.Barão do Rio Branco (atualmente os Correios)Em 1934, o Interventor Federal Dr. Mário Câmara que juntamente com o Dr. Amphiloquio ,Diretor Geral do Departamento de Educação de Estado e o então Prefeito Antõnio Arruda Câmara. inauguraram as obras de construção do edificio do Grupo Escolar "Alberto Maranhão que foi reformado desde a fachada ao piso, aumentando duas salas de aula e um pavilhão para educação fisica. Em 1951 o prédio foi demolido em consequência de um episódio dramático para a administração da cidade na época: Era prefeito o Exmo. Lauro Arruda Câmara que num ato de solidariedade, permitiu a um portador de hanseniase- em passagem pela cidade- que se abrigasse durante alguns dias, nas dependências do então Grupo Escolar Alberto Maranhão.Era periodo de férias.Chegado o inicio das aulas, mesmo o referido hanseniano tendo ido embora da cidade, os pais dos alunos recusaram-se a permitir que seus filhos voltassem às salas de aula .Sem outra alternativa, tendo em vista o preconceito e a falta de informações que a medicina da época não dispunha sobre esse mal , o Prefeito Lauro Arruda Câmara, viu-se obrigado a mandar demolir o belo prédio do Grupo Escolar e construir um outro que começou a funcionar em 1954 - o que atualmente conhecemos como Escola Estadual Alberto Maranhão- localizado na rua 1º de Maio.
Texto: Ilvaíta Maria Costa
Fonte: Joaquina Tavares Costa (Donzinha)

3 comentários:

Odon Carlos Crizanto disse...

Ilvaíta, parabéns pelo texto sobre a E.E.Alberto Maranhão, onde comecei a juntar as letras nos traços difíceis do meu caderno, e usar a minha "pocheira" de plástico que tinha um formato estranho de um elefante verde-limão.A saudade de velhos tempos me faz voltar aos impossíveis tempos de uma verdadeira educação!!
Estou fazendo um filme sobre N. Cruz (digitalmente) trazendo os velhos predios(tudo em Maya e 3d studio) e fazendo com que todos voltem um pouco no tempo da velha Nova Cruz, espero sua ajuda, já que você se desta como uma bela atriz!

RITA DE CÁSSIA disse...

TENHA ORGULHO DE ESTUDA NA PRIMEIRA ESCOLA PUBLICA DE NOVA CRUZ QUE TA PERTO DE COMPLETA 100 ANOS

Isabel Ramalho disse...

Olá Ilvaíta, como é bom saber que alguém pensou em criar um baú da cultura novacruzense. Infelizmente muitos não pensam assim, e destroem o que a história insiste em deixar para as futuras gerações.
Parabéns pelo blog!!!
Você está fazendo a sua parte.