O Simbolismo a Cruz

A Cruz Cristã
Em princípio, pensa-se na cruz como um símbolo de tortura, não dá pra imaginar como alguém poderia exaltar algo que representava o sofrimento de um ser superior. É também esquisito o fato das pessoas carregarem em seus pescoços, ou em qualquer parte do corpo, algo que representava tão bem a humilhação e a morte de um grande mestre. Porém, se pesquisarmos um pouco, podemos perceber que a cruz é um símbolo bastante antigo e que possui suas representações no plano simbólico.
A cruz é representada como duas linhas que se entrecruzam, são as linhas que representam o mundo sensível, objetivo, físico (horizontal) e o espiritual, subjetivo, mundo dos arquétipos (linha vertical), Cristo representa a união entre o mundo espiritual e o físico, a ponte que une deuses e homens.
A cruz também representa ainda, os quatro pontos cardeais. Podemos pensar ai no simbolismo do sacrifício de Cristo, o sacrifício da personalidade, para o renascimento espiritual. Segundo os hindus, o homem é constituído em sete subcorpos sendo quatro deles veículos inferiores, nossa personalidade. Quando Cristo é crucificado sua personalidade morre, mas jamais o seu espírito que retorna ao plano sensível vitorioso.
fonte:net

Nenhum comentário: