Marta confere modelo inglês de ensino da arte


Marta ao lado de Mary Anne Stevens
MinC trabalha para implantar nos CEUs das Artes e dos Esportes uma proposta pedagógica que estimule a criação
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, está em Londres, onde cumpre agenda oficial até a próxima terça-feira (4). Marta faz uma viagem de prospecção para a ação da Cultura nos grandes eventos esportivos do país em 2013 (Copa das Confederações), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíada). Londres sediou a Olimpíada deste ano.
Neste domingo (2), esteve com a curadora da Royal Academy of Arts, Mary Anne Stevens. Visitou o espaço que, atualmente, traz como destaque a exposição Bronze, com peças de diversas épocas históricas e de praticamente toda parte do mundo.
Interação entre Museus e Escolas
Na Royal Academy of Arts, a ministra discutiu com a curadora Mary Anne Stevens as ações dos museus junto a escolas britânicas. O modelo de interação, na Inglaterra, contempla que as crianças olhem e conheçam arte, entendam e depois criem. É a linha que a ministra da Cultura entende que também pode basear o projeto brasileiro do Centro Unificado das Artes e dos Esportes (CEU das Artes e dos Esportes).
O Ministério da Cultura (MInC) se prepara para lançar dois pilotos dos CEUs ainda este mês, em Pato Branco e Toledo, no Paraná. No total, são 360 CEUs programados para todo o Brasil.
“A experiência de Londres é muito avançada”, comentou a ministra da Cultura, logo após o encontro com a curadora da Royal Academy of Arts.
Mary Anne Stevens explicou que a proposta pedagógica busca aguçar a criatividade. As escolas trabalham o planejamento de aulas de acordo com a programação dos museus. Grupos de não mais que 30 alunos visitam exposições para ver obras, conhecer técnicas de arte, participar de workshops e depois desenvolver seus trabalhos.
Marta pondera que essa ação poderia funcionar bem em grandes centros urbanos brasileiros, mas é preciso, com os CEUs, atingir também as populações que não têm essa mesma condição de acesso a museus. O modelo brasileiro ainda está em desenvolvimento. Mas, ações como essa praticada na Inglaterra nortearão suas diretrizes. “Temos de estimular a criatividade”, resume Marta Suplicy.
Clique aqui para ver mais fotos
(Texto e Foto: Montserrat Bevilaqua)

Nenhum comentário: