Ministra se reúne com diretora-geral da Unesco


Na manhã desta quarta-feira (05), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, encontrou-se, em Paris, com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.
Na conversa, ambas reforçaram a intenção de parcerias entre Brasil e Unesco: a ministra levou as felicitações da nossa presidenta, Dilma Rousseff, à Irina Bokova, que concorre à reeleição com apoio brasileiro. Irina reiterou sua admiração pela nossa presidenta e espera continuar e ampliar a cooperação com o Brasil.
Ministra Marta Suplicy e a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, em Paris
Durante a reunião, a diretora-geral da Unesco entregou, em mãos de nossa ministra (foto), o título à cidade do Rio de Janeiro de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido durante a 37ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que aconteceu em São Petersburgo, na Rússia, em julho deste ano.O encontro faz parte da visita oficial que a ministra faz à cidade, entre os dias 5 e 9 de dezembro, para uma série de eventos que compreendem trocas de experiências e colaboração com a França.
Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade
Em seguida, a ministra acompanhou aprovação do frevo à Lista do Patrimônio Imaterial da Unesco, no âmbito da 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Convenção do Patrimônio Imaterial. Marta discursou na Unesco em comemoração ao prêmio outorgado ao Brasil.
Economia Criativa
Irina Bokova convidou a ministra Marta Suplicy para atuar junto à Unesco com ênfase no viés da economia criativa, de um novo mundo; novas possibilidades, igualdade entre os povos. “Compartilho dessa opinião”, acentuou Marta.
A diretora-geral da Unesco fez convite para a ministra da Cultura do Brasil explicar os CEUs, conceito e ações de implantação, em maio, numa agenda que se desenvolverá na China. ”Se eu não for, deverá ir nossa secretaria Claudia Leitao”, detalhou ainda Marta. “Para Irina Bokova, cultura é um grande poder. Ela disse que demorou muito para as Nações Unidas entenderem a capacidade da cultura não só de unir povos, mas econômica. Concordo e acrescentei que no novo século que vivemos é o que há de mais moderno”, concluiu Marta.
A agenda de Marta ainda incluiu uma audiência com a ministra da Cultura e Comunicação da França, Aurélie Filippetti.
Ministras da Cultura da França, Aurélie Filippetti, e do Brasil, Marta Suplicy, no Ministério da Cultura e Comunicação da França, em Paris.


(Texto e foto: Montserrat Bevilaqua, Ascom/MinC) Fonte: Comunicação Social/MinC

Nenhum comentário: