FEBRARP


Em tempos atuais onde as crianças e jovens tem acesso a muita informação atual e diversas alternativas de entretenimento poucos são os que adquirem o gosto pela cultura popular, pelo folclore. Em muitas regiões do mundo o problema já é sério, pois muitos grupos folclóricos não conseguem mais sobreviver por conta da idade avançada de seus integrantes e a falta de energia nova nos grupos, assim muito de nosso folclore acabará sendo perdido para sempre. No Brasil o problema ainda é leve em algumas determinadas regiões onde há bastante incentivo e influência de familiares, estabelecimentos de ensino,etc, para que as crianças freqüentem este meio extremamente saudável. Outras regiões do país já estão sob ameaça devido à falta dessa energia nova para revigorar os seus grupos, porém nota-se que poucos são os que investem em categorias de acesso ao seu grupo principal, esperando sempre pessoas adultas prontas para o seu grupo, mas isso se tornará cada vez mais escasso. É chegado o momento em que este investimento faz se necessário para a manutenção de nossa cultura popular, na verdade é um grande desafio, para que nossos descendentes ainda possam ter o privilégio de viver e vivenciar tudo isso daqui a 100 anos. Precisamos agir imediatamente. 


O mundo dos festivais já despertou para este problema, assim como as grandes organizações do segmento de folclore, festivais e artes populares estão desenvolvendo programas voltados ao público infantil e juvenil, pois serão o futuro de tudo isso. 

Anualmente acontecem inúmeros festivais exclusivos para crianças e adolescentes em diversas partes do mundo e raramente se vêem grupos brasileiros nestes eventos, ao longo de 2012 conseguimos encaminhar um grupo para festivais em Taiwan: Grupo de Danças Juvenil do CTG Recordando os Pagos de Sorriso/MT e um grupo para festivais na França e Espanha: Grupo Juvenil do CTG Tarca Nativista de Pato Branco/PR. 

Durante 2013 há inúmeros festivais interessados em receber grupos infantis e juvenis do Brasil e possíveis interessados poderão obter maiores informações através do email: febrarp@gmail.com.

Nenhum comentário: